MEU BLOG


Gostei de abrir este BLOG porque eu tinha muitas coisas escritas e para não se perder estou registrando. Também é um estímulo para continuar escrevendo e pondo a mente para funcionar. Gosto muito de ler e sei que muitos também gostam. Que Deus dê inspiração aos que querem expor seus sentimentos, idéias, trabalho e etc. Acho que todos deveriam escrever suas histórias, seus acertos na vida pois assim suas memórias jamais ficarão esquecidas e de alguma maneira estará incentivando a outros. Que a nossa mente seja uma verdadeira oficina para Deus usar e assim abençoar muitas vidas.

Elza Correia

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

VAMOS COLECIONAR?


         


         Acho interessante o trabalho que tem um colecionador de objetos, sejam selos, quadros, relíquias, moedas ou frases. É um eterno procurar e estudar o que representa esses objetos tão importantes.
            Encontramos na Bíblia o Livro de Provérbios para quem quiser colecionar conselhos. Neste artigo destaquei um versículo de cada capítulo para não ficar tão extenso, mas você pode continuar colecionando.
            O Rei Salomão adquiriu um conhecimento profundo que o fez ficar famoso pelos que conheceram a riqueza de sua coleção chamada de provérbios. Creio que tanto eu como vocês que estão lendo este relato ao viajarem se depararam com um caminhão à frente com alguns dizeres e até decoraram ou escrevem para não esquecerem. Alguns nos fazem rir, outros nos põem a meditar e é claro, alguns são considerados lixos.
            Mas no caso dos Provérbios de Salomão nos trazem instrução, pois são verdades que nos faz meditar. O primeiro e mais importante a meu ver é Prov. 1.7 que diz: “O temor do Senhor é o princípio da sabedoria”. Já pensou se toda a humanidade observasse essa frase, viveria em paz com Deus e com o mundo.
            Prov. 2.11: “O bom siso te guardará, e a inteligência te conservará”. Se você conseguir viver de acordo com esse conselho, está de parabéns, vai ser feliz a vida toda. Prov. 3.6: “Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas”. Reconhecer que o Senhor está acima de tudo nos dá a segurança de uma criança nas mãos do seu pai.  Prov. 4;18 “Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito”. Quem não aprecia um belo amanhecer ou entardecer? Assim será a vida de quem se ajustar com a Palavra de Deus.
            Prov. 5.3: “Porque os lábios da mulher estranha destilam favor de mel... mas o seu fim é amargo”., é uma grande advertência para quem é casado, o que é estranho não nos pertence. Prov. 6.6: “Vai ter com a formiga, ó preguiçoso; Já viu como as formigas não param e estão sempre correndo a procura de alimentos, ajudando umas as outras? Que bela lição nos trazem, já vira alguma formiga brigando? Elas tem ferrão, mas não fere seus irmãos.
            Prov. 7.2: “Guarda os meus mandamentos e vive; e a minha lei, como a menina dos teus olhos”. Se assim procedermos, Deus usará de misericórdia para com milhares de nossos descendentes. Vale pena, pois as Leis são usadas para nosso próprio benefício. Prov. 8.19: “Assim diz a sabedoria: “Melhor é o meu fruto do que o ouro...” Alguém pode ser rico sem ter sabedoria. Quantos já tiveram riquezas e perderam tudo, mas quem procura a sabedoria e faz bom uso dela, sendo pobre ou rico pode ser feliz.
            Prov. 9.13: “A mulher louca é alvoroçadora; é néscia e não sabe coisa alguma”. Já pensou que má fama para as mulheres? Tudo faz para chamar atenção e todos se afastam dela, até a sua família. Prov. 10.12: “O ódio excita contendas, mas o amor cobre todas as transgressões”. O ódio é o oposto do amor e faz mal a própria pessoa. Prov. 11.16: “A mulher aprazível guarda a honra, como os violentos guardam as riquezas”. A honra representa uma pedra preciosa, tem que ser vigiada, pois os inimigos visam roubá-la.
            Prov. 12.4: “A mulher virtuosa é a coroa do seu marido...” A virtude é como um leque que beneficia a quem está por perto. Prov.13.4: “A esperança demorada enfraquece o coração, mas o desejo chegado é árvore de vida”. Todos nós alimentamos a esperança de um bom casamento, um bom emprego e viver em um  mundo melhor. Prov. 14.1: “Toda mulher Sábia edifica a sua casa, mas a tola derriba com as suas mãos” Este versículo é muito comentado nas palestras mostrando um lar onde corre tudo as mil maravilhas. Prov. 15.1: “A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira”. Já passamos por poucas e boas por conta desta verdade, quando alguém vem a nós furioso, nosso ímpeto é responder à altura, mas como cristão temos que ter temperança como Fruto do Espírito. Em Prov. 15.13 nos diz: “O coração alegre aformoseia o rosto, mas, pela dor do coração, o espírito se abate”. Vamos melhorar nossas expressões sorrindo mais porque só nos fará bem.
            Prov . 16.24: “Há caminho que parece direito ao homem, mas o seu fim são os caminhos da morte”. Este versículo é um alerta para não cairmos em armadilhas enganosas. Prov. 17.1:”Melhor é um bocado seco e com ele a tranqüilidade...”. Todos querem o melhor, mas há um preço a pagar. Quando vem a prova vamos aceitar e passar por ela até chegar à vitória. Prov. 18.10: “Torre forte é o nome do SENHOR; para ela correrá o justo e estará em alto retiro”. Quem não precisa correr para os braços do Senhor pedindo socorro? E  sentir que está debaixo da Sua sombra, Ele é a nossa fortaleza. Prov. 19.23 ”O temor do SENHOR encaminha para a vida; aquele que o tem ficará satisfeito, e não o visitará mal nenhum”. Este versículo é como um seguro, uma garantia que Deus deixa à nossa disposição. Prov. “20.1: O vinho é escarnecedor, e a bebida forte, alvoroçadora; e todo aquele que neles errar nunca será sábio”. Coleciono este versículo desde a minha adolescência, quando percebi o mal que a bebida traz àqueles que se envolvem com ela.
            Prov. 21.1: “Como ribeiros de águas, assim é o coração do rei na mão do SENHOR; a tudo quanto quer o inclina”. Nosso Deus é Soberano e todos estão em Suas mãos. Sejam Reis,
Governos, Ditadores queiram ou não. Prov. 22.1: “Mais digno de ser escolhido é o bom nome do que as muitas riquezas; e a graça é melhor do que a riqueza e o ouro”. Todo cristão deve ser semelhante a Cristo, por isso deve zelar pelo seu bom nome. Prov. 23.22: “Ouve a teu pai, que te gerou, e não desprezes a tua mãe, quando vier a envelhecer”. Honrar pai e mãe é mandamento, tudo o que você fizer por eles, certamente farão por você. Prov. 24.10: “Se te mostrares frouxo no dia da angústia, a tua força será pequena”. Lembremo-nos do que nos diz Neemias: A Alegria do SENHOR é a nossa força, devemos nos mostrar fortes diante do inimigo. Prov. 25.17: “Retira o teu pé da casa do teu próximo, para que se não enfade de ti e te aborreça”. Que conselho maravilhoso para conservarmos a amizade sadia não causando abuso a ninguém. Prov. 26.27: “O que faz uma cova nela cairá; e o que revolve a pedra, esta sobre ele  rolará”. Há quem maquine derrubar o outro para se destacar, mas o mal pode se virar contra a própria pessoa.
            Prov. 27.7:”A alma farta pisa o favo de mel, mas à alma faminta todo amargo é doce” Se você está farto pode oferecer-te o que quiser porque você não vai aceitar, mas se está faminto, toda oferta é bem-vinda. Prov. 28.12: “Quando os justos triunfam, há grande alegria; mas, quando os ímpios sobem, os homens escondem-se”. Grande alegria haverá entre um povo que tem bom governo, mas se for o contrário, há tristezas e decepções. Prov. 29.15: “A vara e a repreensão dão sabedoria, mas o rapaz entregue a si mesmo envergonha a sua mãe”.A disciplina faz parte da vida e desde cedo deve ser aplicada, para que o lar tenha boa estrutura. Prov. 30.25: “Afasta de mim a vaidade e a palavra mentirosa...”. “Esta deve ser a oração de todo o cristão que deseja ter uma vida que agrade a Deus”. Prov. 31.110: “Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor muito excede o de rubins”. Este provérbio pode se referir tanto ao homem quanto à mulher, pois todos têm obrigações na construção de um lar bem estruturado.

                                                                                                                                             Elza Correia

SIMPLICIDADE OU FAMA?






 
Existe uma corrida para o sucesso, e o que parece vantajoso às vezes se torna um desastre. Nossa vida deve seguir normalmente, porque tudo que vier no tempo certo será como uma luva que aquece nossas mãos no frio. “Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu” – Livro de Eclesiastes 3:1. A Fama pode nos trazer o bem ou o mal de acordo com a maneira com que abraçamos. É o que acontece com os ganhadores da Loteria Esportiva e outros tipos de jogos ou competições. De simples cidadão passa a ser famoso, mas perseguido por todos que querem saber sobre sua vida. Daí surge às perguntas: Como está se sentindo? Como você vivia antes? O que fará no futuro? Acabou-se o sossego. Não dá mais um passo sozinho, está sempre rodeado de amigos e aproveitadores, precisando até esconder-se. Esta vida está cheia de armadilha. Para o pobre é o querer ter; e para o rico é como gastar e aplicar; e por simples erro o tempo leva toda riqueza. É preciso coragem para recomeçar tudo de novo. A Palavra de Deus nos diz que “doce é o sono do trabalhador, quer coma pouco ou muito”. Geralmente quando ouvimos ou lemos notícias que falam sobre morte ficamos abalados. Foi assim que aconteceu com a famosa cantora americana Whitney Houston, de 48 anos, que foi encontrada morta na banheira de um luxuoso hotel; assim foram as notícias a todo o momento. Nascida de uma família cristã que desde criança louvava ao Senhor, até que foi chamada para subir ao palco assinando contrato milionário devido sua linda voz, ficando sua vida exposta e entregue ao sabor das luzes. De uma vida tranqüila para o frenesi dos fãs que aplaudiam e pediam mais e mais. E nessa agitação e toda pressão de suas apresentações veio à depressão que a levaram à bebida e às drogas, começando daí sua decadência. O fardo que lhe impuseram foi muito pesado, ao contrário do que disse Jesus: “O meu fardo é leve e o meu jugo é suave”, mas ela trocou este por aquele, causando sua morte prematura. Ainda tinha muitos anos para viver, mas caiu na armadilha da fama. Por isso Salomão nos chama atenção dizendo: “Há caminho que parece direito ao homem, mas o seu fim são os caminhos da morte” Pv 6:25. Certa vez Jesus foi tentado pelo inimigo que lhe prometeu: “Tudo te darei se prostrado me adorares”. Ele ofereceu fama, prestígio, apogeu, mas foi repreendido. Jesus tinha a visão da Glória do Pai e essa é a vitória que vence o mundo a nossa fé na Palavra de Deus. Todos correm atrás das ofertas, podem ser boas, mas podem nos causar decepção. Não nos deixemos levar pelas ofertas do mundo, que a nossa visão seja pelas coisas eternas e não pelas passageiras que poderão nos trazer desilusões. Podemos dizer como São Paulo em Fl 4:13: “Tudo posso naquele que me fortalece”. Aprendemos pela Bíblia que a glória deste mundo ofusca a Glória de Deus. Quem busca glória para si começa a lutar e não quer mais parar, faz de tudo o que pode e o que não pode para alcançar o topo. Em I Pe 1:24 afirma: “Porque toda carne é como a erva, e toda a glória do homem, como a flor da erva. Secou-se a erva, e caiu a sua flor”. Temos visto muitos ascenderem e depois ficarem sufocados pelos prazeres efêmeros da vida. Seguindo-se o choro, a decepção, o desespero e a solidão que é o fim de uma vida. Muitos não sabem que o vazio dentro de si não pode ser preenchido com bebidas nem com drogas, mas só Deus pode ocupar esse vazio que há dentro de nós. Há uma promessa de Deus para nós: “Mas a vereda do justo é como a luz da aurora que vai brilhado mais e mais até ser dia perfeito”. Muitos aceitam a Jesus, mas voltam atrás porque amaram mais a glória dos homens do que a Glória de Deus. É perigoso buscar a glória para si quando ela pertence somente a Deus.
                                                                                                                                     Elza Correia