MEU BLOG


Gostei de abrir este BLOG porque eu tinha muitas coisas escritas e para não se perder estou registrando. Também é um estímulo para continuar escrevendo e pondo a mente para funcionar. Gosto muito de ler e sei que muitos também gostam. Que Deus dê inspiração aos que querem expor seus sentimentos, idéias, trabalho e etc. Acho que todos deveriam escrever suas histórias, seus acertos na vida pois assim suas memórias jamais ficarão esquecidas e de alguma maneira estará incentivando a outros. Que a nossa mente seja uma verdadeira oficina para Deus usar e assim abençoar muitas vidas.

Elza Correia

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

VAMOS COLECIONAR?


         


         Acho interessante o trabalho que tem um colecionador de objetos, sejam selos, quadros, relíquias, moedas ou frases. É um eterno procurar e estudar o que representa esses objetos tão importantes.
            Encontramos na Bíblia o Livro de Provérbios para quem quiser colecionar conselhos. Neste artigo destaquei um versículo de cada capítulo para não ficar tão extenso, mas você pode continuar colecionando.
            O Rei Salomão adquiriu um conhecimento profundo que o fez ficar famoso pelos que conheceram a riqueza de sua coleção chamada de provérbios. Creio que tanto eu como vocês que estão lendo este relato ao viajarem se depararam com um caminhão à frente com alguns dizeres e até decoraram ou escrevem para não esquecerem. Alguns nos fazem rir, outros nos põem a meditar e é claro, alguns são considerados lixos.
            Mas no caso dos Provérbios de Salomão nos trazem instrução, pois são verdades que nos faz meditar. O primeiro e mais importante a meu ver é Prov. 1.7 que diz: “O temor do Senhor é o princípio da sabedoria”. Já pensou se toda a humanidade observasse essa frase, viveria em paz com Deus e com o mundo.
            Prov. 2.11: “O bom siso te guardará, e a inteligência te conservará”. Se você conseguir viver de acordo com esse conselho, está de parabéns, vai ser feliz a vida toda. Prov. 3.6: “Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas”. Reconhecer que o Senhor está acima de tudo nos dá a segurança de uma criança nas mãos do seu pai.  Prov. 4;18 “Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito”. Quem não aprecia um belo amanhecer ou entardecer? Assim será a vida de quem se ajustar com a Palavra de Deus.
            Prov. 5.3: “Porque os lábios da mulher estranha destilam favor de mel... mas o seu fim é amargo”., é uma grande advertência para quem é casado, o que é estranho não nos pertence. Prov. 6.6: “Vai ter com a formiga, ó preguiçoso; Já viu como as formigas não param e estão sempre correndo a procura de alimentos, ajudando umas as outras? Que bela lição nos trazem, já vira alguma formiga brigando? Elas tem ferrão, mas não fere seus irmãos.
            Prov. 7.2: “Guarda os meus mandamentos e vive; e a minha lei, como a menina dos teus olhos”. Se assim procedermos, Deus usará de misericórdia para com milhares de nossos descendentes. Vale pena, pois as Leis são usadas para nosso próprio benefício. Prov. 8.19: “Assim diz a sabedoria: “Melhor é o meu fruto do que o ouro...” Alguém pode ser rico sem ter sabedoria. Quantos já tiveram riquezas e perderam tudo, mas quem procura a sabedoria e faz bom uso dela, sendo pobre ou rico pode ser feliz.
            Prov. 9.13: “A mulher louca é alvoroçadora; é néscia e não sabe coisa alguma”. Já pensou que má fama para as mulheres? Tudo faz para chamar atenção e todos se afastam dela, até a sua família. Prov. 10.12: “O ódio excita contendas, mas o amor cobre todas as transgressões”. O ódio é o oposto do amor e faz mal a própria pessoa. Prov. 11.16: “A mulher aprazível guarda a honra, como os violentos guardam as riquezas”. A honra representa uma pedra preciosa, tem que ser vigiada, pois os inimigos visam roubá-la.
            Prov. 12.4: “A mulher virtuosa é a coroa do seu marido...” A virtude é como um leque que beneficia a quem está por perto. Prov.13.4: “A esperança demorada enfraquece o coração, mas o desejo chegado é árvore de vida”. Todos nós alimentamos a esperança de um bom casamento, um bom emprego e viver em um  mundo melhor. Prov. 14.1: “Toda mulher Sábia edifica a sua casa, mas a tola derriba com as suas mãos” Este versículo é muito comentado nas palestras mostrando um lar onde corre tudo as mil maravilhas. Prov. 15.1: “A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira”. Já passamos por poucas e boas por conta desta verdade, quando alguém vem a nós furioso, nosso ímpeto é responder à altura, mas como cristão temos que ter temperança como Fruto do Espírito. Em Prov. 15.13 nos diz: “O coração alegre aformoseia o rosto, mas, pela dor do coração, o espírito se abate”. Vamos melhorar nossas expressões sorrindo mais porque só nos fará bem.
            Prov . 16.24: “Há caminho que parece direito ao homem, mas o seu fim são os caminhos da morte”. Este versículo é um alerta para não cairmos em armadilhas enganosas. Prov. 17.1:”Melhor é um bocado seco e com ele a tranqüilidade...”. Todos querem o melhor, mas há um preço a pagar. Quando vem a prova vamos aceitar e passar por ela até chegar à vitória. Prov. 18.10: “Torre forte é o nome do SENHOR; para ela correrá o justo e estará em alto retiro”. Quem não precisa correr para os braços do Senhor pedindo socorro? E  sentir que está debaixo da Sua sombra, Ele é a nossa fortaleza. Prov. 19.23 ”O temor do SENHOR encaminha para a vida; aquele que o tem ficará satisfeito, e não o visitará mal nenhum”. Este versículo é como um seguro, uma garantia que Deus deixa à nossa disposição. Prov. “20.1: O vinho é escarnecedor, e a bebida forte, alvoroçadora; e todo aquele que neles errar nunca será sábio”. Coleciono este versículo desde a minha adolescência, quando percebi o mal que a bebida traz àqueles que se envolvem com ela.
            Prov. 21.1: “Como ribeiros de águas, assim é o coração do rei na mão do SENHOR; a tudo quanto quer o inclina”. Nosso Deus é Soberano e todos estão em Suas mãos. Sejam Reis,
Governos, Ditadores queiram ou não. Prov. 22.1: “Mais digno de ser escolhido é o bom nome do que as muitas riquezas; e a graça é melhor do que a riqueza e o ouro”. Todo cristão deve ser semelhante a Cristo, por isso deve zelar pelo seu bom nome. Prov. 23.22: “Ouve a teu pai, que te gerou, e não desprezes a tua mãe, quando vier a envelhecer”. Honrar pai e mãe é mandamento, tudo o que você fizer por eles, certamente farão por você. Prov. 24.10: “Se te mostrares frouxo no dia da angústia, a tua força será pequena”. Lembremo-nos do que nos diz Neemias: A Alegria do SENHOR é a nossa força, devemos nos mostrar fortes diante do inimigo. Prov. 25.17: “Retira o teu pé da casa do teu próximo, para que se não enfade de ti e te aborreça”. Que conselho maravilhoso para conservarmos a amizade sadia não causando abuso a ninguém. Prov. 26.27: “O que faz uma cova nela cairá; e o que revolve a pedra, esta sobre ele  rolará”. Há quem maquine derrubar o outro para se destacar, mas o mal pode se virar contra a própria pessoa.
            Prov. 27.7:”A alma farta pisa o favo de mel, mas à alma faminta todo amargo é doce” Se você está farto pode oferecer-te o que quiser porque você não vai aceitar, mas se está faminto, toda oferta é bem-vinda. Prov. 28.12: “Quando os justos triunfam, há grande alegria; mas, quando os ímpios sobem, os homens escondem-se”. Grande alegria haverá entre um povo que tem bom governo, mas se for o contrário, há tristezas e decepções. Prov. 29.15: “A vara e a repreensão dão sabedoria, mas o rapaz entregue a si mesmo envergonha a sua mãe”.A disciplina faz parte da vida e desde cedo deve ser aplicada, para que o lar tenha boa estrutura. Prov. 30.25: “Afasta de mim a vaidade e a palavra mentirosa...”. “Esta deve ser a oração de todo o cristão que deseja ter uma vida que agrade a Deus”. Prov. 31.110: “Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor muito excede o de rubins”. Este provérbio pode se referir tanto ao homem quanto à mulher, pois todos têm obrigações na construção de um lar bem estruturado.

                                                                                                                                             Elza Correia

2 comentários:

  1. Seria tão bom se maior parte das pessoas observassem os conselhos!!!!!
    Excelente!!!
    Denise.

    ResponderExcluir
  2. Oi mãe! Mais uma postagem interessante e sábia.
    Não deixe de escrever.
    Quero ver mais postagens aqui tá?
    Bjs

    ResponderExcluir